Filósofo Prof. Robson Roberto é homenageado em Casa Balneário em B. do Corda

Filósofo Prof. Robson Roberto é homenageado em Casa Balneário em Barra do Corda

Robson Roberto de Almeida Barbosa nasceu em Recife Pernambuco há mais de 15 anos residiu em Barra do Corda como um dos grandes colaboradores na área da educação no município, casou-se com a também Professora Eliene Moura de Arruda Barbosa. Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco e também de formação em História com atuações na Universidade Estadual do Maranhão, no Instituto de Teologia e Filosofia do Brasil, Faculdade Evangélica do meio Norte e atuações também no Ensino Básico pela rede estadual e coordenação na rede municipal sendo também orientador de diversos trabalhos acadêmicos. Além disso, assumiu um a cadeira na ABL (Academia Barra-cordense de Letras).

Como professor chamava atenção dos alunos e seus admiradores pela sua didática irreverente, com apenas um pedaço de giz e um quadro, sem necessitar de nenhum aparato tecnológico, ainda assim quebrava todo um convencionalismo didático, era capaz de conduzir seus interlocutores a se focarem do conteúdo aplicado, problematizando-o e instigando seus discentes a problematizá-lo, como o filósofo grego Sócrates que aplicava a Maiêutica, método de extrair conhecimento de alguém pela interlocução ou dialética no sentido socrático, apesar de declarar-se Kierkegaardiano, pois não era filósofo apenas por ter estudado filosofia, ou bacharelado, era um filósofo por natureza. “Historicizar a filosofia é ser professor de História ou historiador, filosofar a Filosofia é outra coisa, é ser filósofo”. Declarou uma vez o educador.  No dia-a-dia tudo era motivo para filosofar de forma bem humorada,contribuindo assim de forma significativa para educação no município de Barra do Corda na área docente, pedagógica e na orientação de vários projetos e trabalhos acadêmicos.

Robson Roberto nasceu em Recife, Pernambuco em 1954 e faleceu em Barra do Corda em 25 de Março de 2012. Seu corpo foi velado na Academia Barra-Cordense de Letras com a presença de diversos intelectuais, literatos, acadêmicos, estudantes e autoridades do município além de familiares e foi sepultado no cemitério Campo do Matias em Barra do Corda.  Sobre sua morte declarou o irmão do professor: “É difícil pra mim como irmão comentar algo. Lembro-me vagamente dos carrinhos de autorama e das pipas que me deste. Tenho certeza que o céu esta em festa! Vó Sofia, Tia Zul e Tia Nim fazendo algo para comer. E pai e mainha dançando pela sua chegada. Vai com Deus cara! E... em breve, estarei ai também!”Afirmou Jefferson Barbosa, seu irmão. Sua homenagem será celebrada com a Festa do Educador organizada pelo SINPROESEMMA/BC Núcleo de Barra do Corda na Casa Balneário que levará o nome deste educador neste dia 15 de outubro Dia do Professor com uma  inauguração deste estabelecimento, como local de entretenimento, eventos e retiros para filiados da entidade sindical.

A escolha pelo nome do educador ocorreu em um processo democrático através de uma enquete nas redes sociais. Nomes importantes que fizeram história na educação barra-cordense como Professora Ogenilda Galvão, Luís Arruda, Professora Rita e outros nomes também foram concorrentes.

O SINPROESEMMA/BC espera a presença dos familiares do educador na festa do educador bem como todos os professores sócios e seus devidos acompanhantes neste dia dedicado a todos os professores.

 

 

Clauber Lino, Secretário de Imprensa do SINPROESEMMA/BC