Mais de 400 excedentes participam de assembleia em Barra do Corda

SINPROESEMMA/BC luta por excedentes do concurso público de Barra do Corda

 

Foi realizada nesta quarta-feira feira 26/08 em Barra do Corda no Salão Paroquial no centro da cidade uma assembleia com os excedentes do último concurso publico da prefeitura municipal, a reunião foi organizada pelo SINPROESEMMA, Núcleo de Barra do Corda e o SINTRASEMBAC, sindicato dos servidores municipais de Barra do Corda para deliberar sobre a situação dos excedentes do município, o número de contratados e de uma possível convocação dos que estão na reseva assegurando o direito do concursado.

A assembleia foi mediada pelo Prof. Jaile Lopes, presidente do SINPROESEMMA, Núcleo de Barra do Corda,  que deu boas – vindas a todos e abordou a situação dos excedentes do concurso  expondo o decreto municipal que diz que na medida que  os novos concursados forem tomando posse, os contratados automaticamente serão demitidos de suas funções. Subentendendo assim, as vagas cedidas para os concursados excedentes.

Caso não haja um acordo entre a categoria e governo, quando se esgotarem todas as possibilidades conciliadoras das partes, Lopes propôs a judicialização do caso como ocorreu na rede estadual de ensino no concurso  de 2009. Já que o número de contratados excede a quantidade de funcionários efetivos. Logo depois, o sindicalista expôs um documento modelo para uma possível entrada na justiça.

Depois desses esclarecimentos, Prof. Jaile franqueou a palavra para os excedentes. Na oportunidade, Sebastião Silva do Povoado Santa Vitória expôs a situação de concursados que ainda não assumiram vagas e contratados.

Logo depois, a palavra foi concedida a José Maria Aquino, advogado da delegacia sindical regional de Barra do Corda que respondeu a dúvidas e questionamentos dos participantes, juntamente com a Drª. Iara que esclareceu sobre honorários advocatícios de um mandato de segurança. Na oportunidade, Lopes estabeleceu que a partir do dia 03 de setembro os advogados estarão à disposição na sede do núcleo sindical para atendimento aos excedentes.

Depois de dirimir outras dúvidas abrindo exceção aos assuntos que não estavam em pauta, Prof. Jaile agradeceu a presença de todos e encerrou a assembleia saudando a todos e atendendo alguns presentes de forma mais reservada.

O SINPROESEMMA/BC avaliou como positivo o trabalho de parceria entre o sindicato dos professores e a entidade representativa dos funcionários do município de Barra do Corda SINTRASEMBAC, já que o concurso abrange não só professores mais também servidores de outras categorias da rede municipal e que as medidas tomadas podem beneficiar a todos.

 

                                  Secretaria de Imprensa do SINPROESEMMA/BC